A liberdade de um povo é o início de um novo período cultural sociológico e histórico de um país. Deste modo, a importância de 25 de Abril de 1974 para Portugal é irrefutável. Assim, também para Cabo Verde, a «revolução dos cravos» que culminou à 25 de Abril de 1974 em Portugal, foi a luz que precisavam os revolucionários cabo-verdianas e portugueses para a luta pela independência de Cabo Verde e queda do regime ditatorial em Portugal. A liberdade tão esperada e necessária para os dois países, embora em datas diferentes, como o ciclo de história o determinou, é de certa forma, também uma vitória dos cabo-verdianos.
Devido a importância deste marco incontornável para Portugal e Cabo Verde, os Correios de Cabo Verde (CCV), propuseram aos Correios de Portugal (CTT), no âmbito das suas históricas relações, o seu interesse numa emissão filatélica conjunta, alusivo aos «50 Anos da Revolução de 25 de Abril». Os CTT, aceitaram e alargaram a parceria aos Correios de Angola.
O selo comemorativo tem duas emissões: uma representando o cravo vermelho, símbolo da Revolução dos Cravos, e outra com as cores das bandeiras dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Enquadrado no programa do Governo de Cabo Verde visando a comemoração dos “50 anos do 25 de Abril” o lançamento do selo postal alusivo à data, teve lugar no Campo de Concentração do Tarrafal no dia 25 de Abril, sendo presidida pelo SE, Sr. Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Dr. Abraão Vicente, pelo PCA dos Correios de Cabo Verde Eng.º Isidoro Mendes Gomes.