CORREIOS DE CABO VERDE

POR SI VAMOS LONGE

Seguir Objectos

Siga os seus objectos. Digite seu número do Objecto sem espaços (exemplo RE030111634CV; RR720222010CV)
Voltar
Pesquisar

Fale Connosco

Precisa de ajuda. Se tiver alguma dúvida ou sugestão poderá contactar connosco através do nosso formulário de contacto.
Enviar
Voltar


Localizar Balcão

Utilize o nosso localizador de balcão para procurar a agência mais próxima de si.

Voltar
Pesquisar

Calcular Preço

Experimente o nosso simulador de preços para obter uma estimativa do custo de envio.
Voltar
Pesquisar

Obter OLC

Ver Mais
História do Selo

voltaren

voltaren truzannelousberg.nl

Nos Primeiros Tempos



Era anterior ao Selo

O homem teve sempre necessidade de comunicar com o seu semelhante. A pomba solta por Noé, a partir da sua arca e que retornou trazendo no bico um ramo verde, indicativo de que as águas tinham baixado, renascendo assim a vida na Terra, é uma das primeiras referências históricas da comunicação.

As primeiras mensagens foram gravadas em placas de pedra, de argila e de madeira, processos que dificultavam a redacção e o envio das mensagens.

Com a invenção do papel, a comunicação foi facilitada, mas era usada por uma minoria uma vez que nem todos tinham acesso ao aprendizado da escrita e leitura.


Origem do Correio no Mundo

Há citações históricas diversas sobre quando e onde foram implantados os serviços de Correios (Europa, Egipto e China) são apontados como os pioneiros.


O Primeiro Selo

O primeiro selo do mundo, designado por Penny Black , surgiu na Inglaterra, em 6 de Maio de 1840. Com a origem do selo, o preconizador da ideia, Sir Rowland Hill, resolveu de vez o problema de pagamento do serviço prestado pelos mensageiros pois até então, a correspondência era paga pelo destinatário que muitas vezes recusava receber as mensagens.



Em Cabo Verde

Os Correios são uma das instituições mais antigas do Arquipélago de Cabo Verde. Existe desde 2 de Janeiro de 1849, quando o Governador-geral da província mandou publicar no Boletim Oficial o regulamento para o Serviço dos Correios nas ilhas, rectificado pela Portaria Nº170 – A, de 1852

pradaxa

pradaxa click here


O Primeiro Selo
Com data de 1877, da taxa de 5 Reis, reproduz uma coroa real sendo, por isso, designado por selo “tipo coroa”


Lei do Selo

O Decreto - lei Nº 39/94,publicado no Boletim Oficial Nº 21-Iª Série de 6 de Junho de 1994 – Instituiu a Lei do Selo em Cabo Verde


Emissão de Selos Postais


Com a faculdade que lhe é conferida por lei, os Correios emitem selos para duas aplicações:
Para a franquia de correspondência;
Para fins filatélicos (coleccionismo)
A primeira representa a prestação de um serviço, desde a aceitação de uma correspondência ao balcão até a sua entrega no destino;
A utilização de selos para fins filatélicos constitui, essencialmente, um veículo de divulgação de Cabo Verde á escala global.

A Filatelia

Designação derivada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês( franco, livre de encargos ou impostos) a Filatelia é definida como a arte de coleccionar selos

Até 1983, os serviços de filatelia eram incipientes e diluídos em outras áreas dos Correios. Nesse ano, foi criada a Unidade de Coordenação Nacional de Filatelia que se dedica exclusivamente á essa matéria.

Anualmente, são elaborados planos de emissões constituídos de 4 a 6 séries de selos, baseados em temas que contribuem para a difusão e para o conhecimento da história, da cultura, fauna e flora, bens naturais, eventos, homenagens a personalidades que se tenham destacado nas diferentes áreas do conhecimento e para o fortalecimento da amizade entre os povos.

Para conhecer melhor a nossa colecção se selos, contacte a Coordenação Filatélica através do telefone 00238 2608765 ou do email: isabel.duarte@correios.cv.